Primeiramente, vejamos o que é aposto. Observe a frase a seguir:
Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro.
Veja que o trecho “português casado com minha prima” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.
Observe a próxima:
Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem.
Mais uma vez temos um trecho (aposto) “os meninos” explicando um termo anterior: Foram eles... Eles quem? Os meninos.
Há alguns tipos de apostos:
• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
• Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
• Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar:borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro.
Veja que o trecho “português casado com minha prima” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.
Observe a próxima:
Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem.
Mais uma vez temos um trecho (aposto) “os meninos” explicando um termo anterior: Foram eles... Eles quem? Os meninos.
Podemos concluir que o aposto é uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.
• Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregório de Matos, autor do movimento barroco, é considerado o primeiro poeta brasileiro.
• Especificador: individualiza, coloca à parte um substantivo de sentido genérico: Cláudio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais.
• Enumerador: sequência de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir à escola munido de todo material escolar:borracha, lápis, caderno, cola, tesoura, apontador e régua.
• Resumidor: resume termos anteriores: Funcionários da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer à reunião.
Vocativo
Observe as orações:
1. Amigos, vamos ao cinema hoje?
2. Lindos, nada de bagunça no refeitório!
Os termos “amigos” e “lindos” são vocativos, usados para se dirigir a quem escuta de formas ou intenções diferentes, como nos períodos anteriores: a utilização de um substantivo na primeira frase e de um adjetivo na segunda. Podemos concluir que:
Vocativo: é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido.
TEM EXERCÍCIOS PARA VOCÊ TREINAR MAIS
UM POUCO! VEJA :
Exercícios de Aplicação:
viam o nosso índio como um herói.
Hoje, outros escritores, como Antônio Callado e Márcio
9) Considerando que é muito comum, na linguagem coloquial, o emprego do verbo ter no lugar de haver, responda em relação às frases “Mãe só tem uma” e “Mãe, só tem uma!”:
1) Assinale
a alternativa em que o aposto NÃO se
refere ao sujeito.
A- Fernanda,
minha filha, tem cabelos loiros e compridos.
B- Fernanda
Montenegro, grande atriz brasileira, está na próxima novela da Globo.
C- Rio
de Janeiro, cidade maravilhosa, recebe milhões de turistas de todo o
mundo.
D- Conheci
a Amazônia, maior reserva florestal do mundo.
2) Há
um aposto que não é marcado por
sinais de pontuação. É o aposto que individualiza um nome comum e vem sempre
representado por um nome próprio. Identifique-o em cada oração.
A- O
poeta Castro Alves escreveu obra social de temas ligados à escravidão.
B- Era
a presidenta Dilma Houssef acompanhada de seus ministros.
C- A
serra do Mar acompanha grande parte do litoral brasileiro.
D- A
cidade de Recife é recortada por dois rios.
3) Aposto é uma palavra ou expressão
que explica, esclarece ou resume um termo a que se refere. Na escrita, em
geral, o aposto vem separado do termo a que se refere por meio de todos os
sinais de pontuação a seguir, EXCETO
A- dois-pontos.
B- ponto
final.
C- travessão.
D- vírgula.
4) Reconheça
o termo que desempenha a função de aposto e é considerado um adjunto adverbial.
A- Amanhã,
sábado, haverá reunião.
B- Este
é Lucas, meu sobrinho.
C- Eu
gosto desta sobremesa: pavê de chocolate.
D- Todo
cidadão deve ser útil à pátria, mãe de todos.
5) Identifique
a alternativa que precisa de dois-pontos.
A-Quero só uma coisa a tua alegria.
B-Pedro II ex-imperador do Brasil foi
deportado.
C-Todos os alunos principalmente os do
8º ano receberam elogios.
D-Pedro o delegado estava com o
prefeito.
6) Vocativo é a palavra ou expressão que
serve para chamar, invocar uma pessoa, animal ou coisa personificada. Sublinhe
o vocativo das orações a seguir.
A-Ei, garota, empreste-me um pouco a sua
caneta?
B-Tomem cuidado, rapazes!
C-Marina, onde pensa que está para
gritar assim?
D-Sabe, Hélen, não encontrei o livro que
você me pediu.
7) Leia e compare o emprego do vocativo nas frases abaixo:
·
Minha amada, que olhos os teus!
·
Ó minha amada, que olhos os teus!
Em
qual das frases a entoação é mais exclamativa? Por quê?
8) Qual
termo estes períodos apresentam: aposto
ou vocativo? Justifique.
A- Admiradora de Rita Lee, Elis Regina não se conteve e escreveu-lhe uma
carta,
começando assim uma grande amizade
entre as duas já então famosas cantoras.
B- Os primeiros escritores indianistas do Brasil, isto é, José de Alencar e
Gonçalves Dias,
Souza, mostram-nos o índio destruído
lentamente pelos brancos.
Texto para as
questões 9 e 10.
A professora passou a lição de casa:
fazer uma redação com o tema “Mãe só tem uma”.
No dia seguinte, cada aluno leu a sua
redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é
carinhosa conosco, é a rosa mais linda do jardim, etc., etc., etc. Portanto,
mãe só tem uma...
Aí chegou a vez de Juquinha ler a sua
redação:
“Domingo foi visita lá em casa. As
visitas ficaram na sala. Elas ficaram com sede e minha mãe pediu para mim (sic)
ir buscar coca-cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma coca-cola.
Aí, eu gritei para minha mãe: “Mãe, só tem uma!”.
(Viaje bem,
revista de bordo da Vasp, nº
4.,
1989.)
9) Considerando que é muito comum, na linguagem coloquial, o emprego do verbo ter no lugar de haver, responda em relação às frases “Mãe só tem uma” e “Mãe, só tem uma!”:
A- Qual é o sujeito de cada uma
delas?
B- Qual é a função sintática do termo
mãe em cada uma das frases?
10) O humor da
anedota deve-se à diferença de significado entre as duas frases. Em que
consiste
essa diferença de significado?
AGORA VERIFIQUE COM SEU/SUA PROFESSOR(A) DE PORTUGUÊS AS RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS ACIMA.
QUIZZ INTERATIVO
Espero que tenha gostado! Próxima postagem será assunto de 8o. ano também!!!!!! Aguarde....
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VAMOS BRINCAR:
Erros Ortográficos Comuns - III
Escrever corretamente em português não é uma tarefa fácil. Isso exige muita leitura e bastante treino. Mesmo assim, algumas vezes podemos ter duvidas de como devemos escrever algumas palavras. Por exemplo, o correto é escrever "exceção" ou "excessão"?
Neste ClickClick e nos ClickClicks Erros Ortográficos Comuns - I e Erros Ortográficos Comuns - II você deve clicar apenas nas palavras que estão escritas corretamente. Você tem 3 minutos e não pode errar mais do que duas vezes.
Autor(a): Equipe Racha Cuca
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03:00
Instruções
Leia com atenção cada palavra e clique apenas nas palavras que estão escritas corretamente.
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Espero que tenha gostado! Próxima postagem será assunto de 8o. ano também!!!!!! Aguarde....
bom
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